Cuidado ao construir um castelo que não é seu:

“Cuidado ao construir um castelo que não é seu”. Essa foi a frase que ouvi de um colega de trabalho, após me contar que esse tinha sido um dos conselhos mais valiosos que já ouviu em sua carreira profissional.

Segundo ele, esse conselho veio durante um período de bastante desgaste no ambiente de trabalho, onde se encontrava sofrendo um bocado para construir algo que não o representava, que não tinha similaridade com os seus valores e o pior de tudo, que vinha destruindo-o mentalmente. 

Impossível ouvir isso, não parar e analisar o que temos feito de escolha e construção nas nossas vidas, seja na área profissional ou pessoal.

E me perguntei quantas vezes a gente não passa anos construindo sonhos que são totalmente diferentes dos nossos, investindo energia, tempo e suor no levantamento de um castelo que mais parece um emaranhado de pedras sem sentido algum. 

Particularmente, eu não "curto" essa romantização toda que fazem do mundo corporativo, essa perfeição vendida através de algumas ações bem fora da realidade. O trabalho é árduo, é cansativo, afinal de contas você é remunerado para fazê-lo - apenas isso. Se fosse a coisa mais fácil do mundo, faríamos de graça ou haveriam colaboradores para fazer!

Mas vamos combinar que nenhum emprego deve ser sinônimo de angústia, nenhum trabalho no mundo deve ser uma pedra que todo dia você reluta em colocar. A vida é tão curta, tão pequena pra gente resumir a juntar cascalhos.

E quando falo sobre construir castelos, não é sobre se recusar a fazer parte da edificação, até porque tem locais que a agente se orgulha em levantar e fazer parte - que enobrecem as nossas capacidades. Mas, quando questiono sobre o tema, é só para te ajudar a refletir sobre propósito mesmo e se todo o seu esforço vale faz sentido.

E eu te pergunto: Vale?

@filipefariasok

Comentários

Mensagens populares