Ciclo cicardiano: Como ele influencia sua qualidade de sono.

Assim como acontece com a natureza, o nosso corpo também possui ciclos diários.

Você possui um relógio interno que faz com que se sinta mais sonolento à noite e mais acordado e alerta durante o dia.

Uma interrupção desse ciclo pode ser considerada um distúrbio do sono do ritmo circadiano. Isso pode causar sintomas que variam de sonolência diurna a depressão.

Embora o perfil de cada indivíduo seja diferente, o corpo humano foi programado num “sistema padrão” e alguns fatores – justamente como a hora de ir para a cama – podem prejudicar o ciclo circadiano.

Outros pontos que podem interferir no relógio biológico são os horários de trabalho em turnos ou horas predominantemente noturnas, refeições pesadas no fim do dia, viagens que envolvem mudanças de fuso horário e até mesmo o início ou término do horário de verão.

“Isso leva ao surgimento de sintomas como cansaço, perda de concentração, dor de cabeça, irritabilidade, entre outros”, pontua a médica psiquiatra Laís Cesar.

Por isso, a orientação é ajustar a rotina de forma a otimizar o pico de produtividade, sincronizando o ciclo circadiano.

Evitar dormir tão tarde é o caminho para não prejudicar o período da manhã – janela temporal em que a exposição aos raios solares auxilia na marcação do ritmo biológico, ajudando a estabelecer um padrão de sono saudável.

“Nos conhecer em nossas potências e funcionalidades, nos acolher nas nossas individualidades e nos adaptar ao que nossa natureza orquestra é um passo lindo pra potencializar nossa saúde e desempenho físico e mental”, conclui a especialista.
-
Referências:
https://www.healthline.com/health/circadian-rhythm-sleep-disorder

Comentários

Mensagens populares